quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Tecnologias e informações

Debater sobre um tema tão importante quanto este foi um prazer. Foi como um retorno ao passado, meus colegas chegaram a uma conclusão: o século XX foi considerado como inovador, uma era de desenvolvimentos tecnológicos e científicos. Este século cheio de artes, letras, ideias e realizações concretizaram sonhos de muitos inventores.
A televisão que muitos chamavam tela mágica, o cinema que se desencadeou no neste século trouxe muitas novidades; tornou-se um poderoso meio de comunicação entre as sociedades. Com ele vieram às tecnologias, pois como desenvolver um bom trabalho sem as tão famosas tecnologias? Como antigamente tudo era meio proibido, o teatro trazia com muito cuidado temas, situações reais que mostravam como se prevenir ou agir em determinadas situações.
A partir daí, surgiram muitas críticas e inovações. A sociedade começava a mudar. As classes médias ganhavam poder numa sociedade massificada, onde as mulheres lutavam por direitos cívicos. As novas descobertas da ciência vieram abalar velhas certezas e abriram caminho à ciência moderna.
Ainda comentamos sobre a importância do avião que nos dias atuais é o meio de transporte mais seguro e rápido, a descoberta da penicilina que tanto tem salvado vidas por se tratar de um antibiótico tão poderoso e claro dessa ferramenta tão importante o computador entre outros a calculadora.
As tecnologias no âmbito escolar vieram como um reforço, pois podemos através dos mesmos quebrar a rotina da sala de aula inovando, trazendo para os discentes conteúdos atuais deixando o tradicionalismo de lado.
O material didático traz argumentos fabulosos, os quais os docentes deveriam usar, más nem sempre a realidade disponibiliza. Aqui em Roraima nossa realidade é bem diferente, realizei meu estágio muna escola pública, estava desenvolvendo um projeto com os alunos sobre Guiné Equatorial – o único país africano que tem como idioma oficial a língua espanhola, usei o data-show para mostrar fotos et., enfim os alunos ficaram admirados, pois estavam vendo pela primeira vez “uma televisão tão grande” (frase dita por um aluno). Aproveitei que a atenção dos mesmos estava voltada para o ensino e logrei meu objetivo.
Por tanto, acredito que essa tecnologia ajuda no processo de ensino aprendizagem e que o mundo depende dela para seguir se desenvolvendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário